22-02-2019
Prefeito teve reunião com secretariado no dia 19 de fevereiro

Previamente agendada para o dia 18, a reunião do prefeito Frederico Arcari Becker com o primeiro escalão da administração municipal foi realizada na manhã de terça-feira, dia 19 de fevereiro. A reunião periódica do chefe do executivo com o secretariado abordou uma série de assuntos relacionados ao desenvolvimento da comunidade e ao atendimento dispensado pela Prefeitura Municipal.

O prefeito Frederico iniciou explanando sobre a conjuntura política e econômica do País, do Estado e do Município, frisando as mazelas econômicas enfrentadas principalmente pelos desequilíbrios orçamentários e financeiros que tem assolado principalmente os governos Federal e Estadual e que acabam por pressionar negativamente as contas das prefeituras.

Com relação dos repasses do Estado que estão sendo efetuados a menor ou com atrasos, em princípio não serão melhorados, ou seja, não existe qualquer previsão para pagamento dos atrasados (só na Saúde o Estado deve para Bom Jesus cerca de R$ 1 milhão). Quanto aos repasses regulares mensais, o governo do estado também não teria garantido a efetividade, podendo ocorrer mais atrasos.  Já para os repasses federais existe esperança de melhora, “mas precisamos mesmo é estar preparados para enfrentar dificuldades”, frisou Frederico.

No final do ano passado, alguns parlamentares indicaram emendas para o município de Bom Jesus, mas algumas destas poderão não se concretizar. Isto porque alguns dos deputados não se reelegeram e agora estas demandas não tem alguém que as defenda e reivindique, já que aquelas cadeiras na bancada gaúcha estão ocupadas por outras pessoas. “Vemos como um pouco complicados os repasses extra orçamentários das emendas. Então, diante de tudo isso, necessitamos de uma gestão mais eficiente. Claro que virão recursos, eu mesmo continuarei pleiteando e vou em busca, mas sabemos que está mais difícil”, enfatizou Frederico.

Frederico ressaltou que a administração municipal está com boa credibilidade e o índice de aceitação e aprovação popular é satisfatório, graças ao bom desempenho evidenciado pelas inúmeras ações desencadeadas no município. O prefeito citou como muito positivas as realizações de inúmeros calçamentos de ruas, a pavimentação asfáltica da avenida que está andando apesar do ritmo lento, a construção da Unidade de Saúde Central, a distribuição de material escolar e uniforme para alunos da rede municipal, o programa Jovem Aprendiz em parceria, a valorização dos servidores, a canalização de esgotos, a Festa da Gila potencializada e tantas outras políticas públicas que estão sendo oferecidas à comunidade. “Fizemos bastante já, mas sabemos que tem coisas que ainda precisam deslanchar, ser ampliadas e melhorar o retorno para a população. Temos que fazer acontecer o loteamento, o britador, mais calçamentos, a manutenção das estradas do interior, a creche do bairro Spinelli, mais ações e políticas para os jovens, entre outros, e, para isso, é necessário cada vez mais e maior o empenho de toda a equipe. Eu vou continuar até último segundo lutando e colocando toda minha energia para o bom andamento e pleno sucesso da nossa administração”, ressalvou Frederico.

Por fim, cada secretário teve espaço para falar como está sua adaptação e o andamento efetivo de sua pasta. Vale lembrar que na virada do ano o prefeito promoveu alterações no secretariado, trocando os lugares, sendo que apenas três permaneceram nas mesmas funções e teve uma nova nomeação que foi para a secretaria da Saúde.

Participaram da reunião, além do prefeito Frederico, os secretários: Governo - Diogo Grazziotin Dutra, Obras e Trânsito – Avelino Costa da Silva, Agricultura – Milton Silveira, Meio Ambiente – Nagiby Tessari, Fazenda – Gilmar Athaydes, Desenvolvimento – Sumaya Velho Turella, Assistência Social – Aldo Bitencourt, Saúde – Janaína Torres, SMEC – Janete Maria Arcari Becker e Geral de Gestão – Gilce Aver Leoni, mais o procurador jurídico – Volmar Arcari Ferreira, a assessora jurídica – Adriana Tieppo, a diretora da Rádio Aparados da Serra – Rosilaine Costa e o Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer – Duclerc João da Silva.

Por: Duclerc João da Silva - Texto e Fotos - Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer | 54 32372658 - 54 996563558 | cultura@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com